terça-feira, 2 de agosto de 2016

A genialidade simples de N.H.K

Eai galera aqui é Fusk novamente, hoje comentarei um pouco sobre o anime N.H.K ni Youkoso, matéria light sem spoiler apenas para demonstrar um pouco dessa obra.


"NHK ni youkoso (Bem vindo a NHK) é uma light novel de Tatsuhiko Takimoto que foi adaptado em um mangá e em uma série de anime com 24 episodios em 2006. Na realidade NHK se refere a emissora de televisão Nippon Hōsō Kyōkai (NHK), mas dentro da série se refere a Nippon Hikikomori Kyokai algo como "Associação Japonesa dos Hikikomori", uma reivindicação do protagonista de uma conspiração feita pela NHK(emissora) para criar NHK(grupo do hikikomori). O tema principal é sobre a vida de um hikikomori, mas também explora muitos outros sub-temas japoneses como otaku, lolicon, e suicídio na Internet."



Sinopse complicada pra quem não está inserido no contexto dos animes (e nunca ouviu falar de um Hikikomori), mas NHK explica os assuntos de maneira simples e direta até você se acostumar com os termos e personagens da serie.
A serie mostra os problemas cotidianos de Tatsuhiro Satou um desempregado e hikikomori
Um dos motivos de não sair é que Satou acha que todos riem dele
(pessoa que não trabalha nem estuda e tem medo de sair de casa) e no começo da historia nos indica que Satou por muitas horas do seu dia fica imaginando conversas com seus eletrodomésticos e até mesmo conosco (espectadores) coisas na maioria das vezes sem sentido e muita paranoia. Como a grande conspiração da N.H.K contra todos os Hikikomoris do mundo.

As coisas começam a mudar quando ele conhece Misaki Nakahara a mesma se mostra solidária com Satou e oferece ajuda para cura-lo de seu problema como Hikikomori. Na mesma época Satou descobre que um antigo colega de colégio está morando ao lado de seu apartamento Kaoru Yamazaki. A partir desse ponto muita coisa vai se desenrolar.
A trama por algumas vezes pode parecer devagar até pelo motivo de Satou estar recluso já a alguns anos, ele é relutante quanto a mudanças o que é muito coerente com sua situação, mas aos poucos ele se mostra uma pessoa bem inteligente e começa a frequentar as sessões de aconselhamentos com Misaki, mas logo percebe que isso não o ajudará muito.
Satou é inserido no mundo online por Yamazaki e logo se vicia nos deixando claro novamente como é vulnerável a qualquer ideia empurrada por outra pessoa o que será uma tônica por toda a serie. Assim como mentir que seria outra forma de fuga de Satou de seus problemas, o abandono também seria outra forma de fugir dos problemas ele faz isso por algumas vezes.

Misaki a primeira a estender a mão a Satou

Diversas vezes a serie nos mostra historias que apresentam o pior do ser humano: pessoas se aproveitando de Satou, vícios, suicídio e outros. Mas também nos passa a força de vontade. Satou é facilmente influenciado o que faz sentido devido seus problemas de socialização, sucumbindo aos problemas já citados acima.
Um tema muito forte é o suicídio, a forma que é demonstrada pelo anime nos faz pensar que algumas vezes nos mesmos podemos ter pensamentos parecidos com os dos personagens o que torna tudo mais real e palpável. Quem nunca se sentiu sozinho isolado, ou mesmo ameaçado, ou perdeu um amigo.
De outro lado tem a comédia que está muito presente também e fica muito bem balanceada com os assuntos pesados que rodeiam o anime, se mostra muito eficaz deixando a serie
Durante a serie temos momentos engraçados
mais leve em momentos cruciais.

Outro aspecto que torna o anime muito bom é a forma que o autor entrelaça os assuntos sempre de uma maneira sutil e leve, quando você percebe está inserido no próximo assunto.
Os diálogos também são muito bem desenvolvidos sempre tendo um sentido por trás das frases mais importantes.
A historia é bem amarrada por uma bem colocada trilha sonora que nos leva a entrar mais na cabeça de Satou e também preenche bem o plano de fundo.
Com o passar do tempo Satou vai melhorando sua situação e a serie começa a abordar problemas dos outros personagens. Yamazaki luta para ter sua independência, pois o mesmo já tem uma vida traçada por seus pais, mas que ele não quer aceitar. Misaki tem seus próprios demônios a enfrentar e que mostram uma verdadeira cicatriz em sua vida.
O anime todo se trata de uma fuga da realidade (ou fuga dos problemas da na mesma) enfrentada por todos os personagens da serie e que muitos de nós vão se identificar e passar a pensar melhor sobre a serie.


O final é bem humano como se fosse uma mensagem que a historia poderia mesmo ser real.
Pra quem gosta de uma boa historia e não tem preconceitos é um ótimo anime que pode ter mostrar um mundo novo que você pode vir a gostar muito, é uma historia simples, mas que no fundo pode não ser tão simples assim.

NOTA 4,5/5,0

















Um comentário: