Primeiramente preciso explicar o que são os tazos, são basicamente pequenos discos podiam ser de: plastico, papelão e até mesmo de papel. A historia dos tazos se entrelaça com petiscos que a criançada adorava na década de 90 começo da década de 00. Os tazos começaram a aparecer nos salgadinhos de pacote e depois começaram a vir de chicletes e outros lugares. Logo a criançada parou de ligar pro salgadinho as vezes nem comendo o mesmo e passando a pensar somente nos tazos que vinham dentro.
O jogo era simples, cada pessoa apostava um tazo ou mais e formavam uma pilha com os tazos virados para baixo, tiravam par ou impar para decidir a ordem de quem ia bater primeiro e era usado outro tazo para bater na pilha e virar o máximo possível.
Podemos dividir os tazos em Eras tanto são as fases e tipos dos mesmo.
Primeira Era/A explosão; os primeiros tazos eram de plastico e continuam imagens de personagens famosos do Looney Tunes.
Segunda Era/Arme e Voe; Tazos revolucionários que alem de servirem para bater vinham com uma pequena fenda que colocando outro tazo dentro podiam ser arremessados(apesar de quase ninguém fazer isso)
Terceira Era/Tinytoons;Tazos com uma imagem 3D que mudavam conforme era mexidos os tazos. Uma revolução extrema para a época. Eram apostados muitos tazos apenas por um "vira e mexe"
Quarta Era/Maskara; Seguiam a ideia de vira e mexe, mas trouxe a inovação dos Giga Tazos (conceito que odiei na época) Foi o fim das eras de ouro dos tazos, a partir desse momento os tazos perderam muito espaço entre as crianças.
Sexta Era/Pokemon; O ultimo suspiro foi pegando carona no desenho/anime mais popular da época no mundo Pokemon. Deu certo o tazo voltou a figurar nas brincadeiras, mas logo passou a febre e foram deixados um pouco mais enfraquecidos.
Sétima Era/Copa Toon; Ultima serie acompanhada por mim, eram tazos como os primeiros, apenas desenhados e de plástico, mas se mostrou muito fraca e logo terminou.
Entre as eras mais famosas teve outros tazos chamados por outros nomes mais que no fim eram jogados tudo junto.
Zaps; Um tipo de tazo que vinha no chicletes, eram de papelão e continham figuras dos animais em extinção.
Caps; os mais bizarros suas primeiras series eram de plastico, logo após passaram a ser de papelão, continham desenhos de aberrações da natureza, monstros e outros.
Algumas outras ferramentas faziam parte do universo dos tazos;
Tapetazo; um pequeno tapete para se bater os tazos em cima, porem quase ninguem tinha e quem tinha não utilizava.
Master Tazo; Um tazo mais grosso de plastico que foi feito para se bater na pilha de tazo, mas como o tapetazo não era muito utilizado e logo foi proibido para os jogadores mais convencionais
Como tudo nas brincadeiras infantis existiam regras únicas e vocabulário próprio para se tornar um Mestre dos Tazos.
Tipo de jogo; os jogos podiam ser com ou sem "arrumis", ou seja se depois dos arremessos poderiam ser empilhados novamente os tazos que não forem virados ou não.

se virasse os tazos de lado.
Quina; O tazo ficar virado, mas não ficar reto em uma superfície.
Vocabulario dos Tazos;
Arrumis; empilhar os tazos
Reglutis; roubar tazos
Batedor; tazo mais utilizado para bater na pilha de tazos
Brinquis; jogar brincando, sem apostar.
É ISSO AI GALERA QUEM JA JOGOU TAZO DA UMA LIDA AI!!! ESPERO QUE TENHAM GOSTADO EU SINTO MUITA SAUDADE DESSE TEMPO!!!!
ATÉ PROXIMA!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário